Ciclovida é uma iniciativa coletiva de cunho sócio-ecológico e cultural com o intuito de estabelecer vivências, conversas e trocas de sementes crioulas, naturais, como também incentivar o uso de bicicleta como meio de transporte ecológico.
O Movimento teve início com algumas viagens pelos biomas do Brasil e além fronteiras, chegando até a Argentina. Durante todo o percurso, foi feito um levantamento sobre as sementes crioulas, realizando uma campanha de resgate das sementes que foram expropriadas ao longo da tirania capitalista; Recuperando o direito de plantar, colher e plantá-las novamente, com reprodução garantida das várias espécies de frutíferas, leguminosas, cereais, hortaliças, entre outras raridades da nossa flora sob ameaça de extinção, que ainda não tenha sofrido modificação genética artificial, que possa ter comprometido sua livre produção e reprodução.
Mais que simples atividade o Ciclovida é um processo de buscas e respostas para questões que levantamos em torno da relação homem/terra.
Ciclovida é uma atividade de constante envolvimento com todos os seres, demonstrando que a existência é uma totalidade, onde a distância entre o início e o fim não existe. Essa atividade consiste na movimentação pela recuperação das sementes crioulas, além de criar e reforçar sistemas de preservação descentralizada dessas sementes, onde cada indivíduo seja responsável por essa recuperação e um combatente às leis de patentes e aos transgênicos.
Este movimento busca: